Iniciar sessão
Blog /
Saúde e ciência
11 min de leitura
Baseado em provas

O Jejum Intermitente Para Emagrecer: O Que Deve Saber Antes de Começar

A cada ano novo, parece que mais e mais pessoas tomam a decisão de melhorar a sua dieta e estilo de vida. Contudo, existem também várias dietas na moda que não são eficazes para a perda de peso, e pode ficar confuso perceber qual delas experimentar.

Mas que tal uma dieta que não dependa somente de resoluções anuais, e que lhe permite emagrecer e ganhar uma infinidade de benefícios para a saúde também? O jejum intermitente é tudo isso.

Utilizando métodos testados pelo tempo, tais como períodos de alimentação ou jejum de dias alternados, você pode melhorar a sua saúde metabólica, introduzir uma dieta equilibrada e adquirir o hábito de um padrão alimentar saudável. Possivelmente, o mais importante, você pode experimentar uma grande mudança no peso corporal direcionada aos seus objetivos.

Se isso parece algo que lhe interessa, então continue a ler para uma discussão abrangente sobre uma variedade de perguntas comuns sobre o jejum intermitente e os benefícios que ele traz consigo.

 

Porquê Jejum Intermitente Para Emagrecer?

Para começar, vamos rever o que significa exatamente o jejum intermitente e quais as práticas que ele envolve. E, só para tirar isso do caminho, podemos esclarecer alguns mal-entendidos que muitas pessoas têm sobre a prática do jejum intermitente.

Este tipo de dieta não se trata de não tomar o pequeno-almoço e sentir fome o dia todo. Não é uma dieta “rápida” ou que o(a) castiga com base no tipo de alimentos que consome.

Ao invés disso, ao contrário de outras dietas, implementar períodos de jejum no seu dia ajudará na perda de peso natural e saudável e em muitos outros benefícios clinicamente comprovados com evidências científicas, incluindo saúde cardíaca, envelhecimento, cancro e diabetes.

O jejum intermitente, na sua essência, não é sobre o que come, mas sim quando come. Esta distinção importante separa o jejum de qualquer outra dieta. E, ao invés da restrição contínua de calorias, o jejum intermitente baseia-se numa alimentação limitada no tempo e alimentos saudáveis.

Mas o que faz o jejum funcionar? Você já deve ter ouvido falar de “cetose” antes, a partir de dietas como a de baixo teor de carboidratos ou keto. E enquanto outras dietas podem deixar você com fome e cansado, alcançar a cetose é fácil com o jejum intermitente.

O jejum funciona usando uma restrição calórica proposital e cronometrada, durante a qual seu corpo pode aproveitar seu potencial de queima de gordura em vez de usar açúcar armazenado, que é conhecido como “troca metabólica”, ou cetose.

Quando seu corpo parar de queimar açúcar e começar a usar reservas de gordura, você notará benefícios para a saúde e perda de peso.

Além disso, períodos mais longos gastos em cetose transformarão as células de gordura em principal fonte de combustível, ao invés da glicose deixada pelas dietas normais de alto teor de carboidratos.

É aí que o DoFasting e nossos planos especializados entram em cena.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Você inicia seu plano personalizado de jejum intermitente para perda de gordura, níveis mais saudáveis de açúcar no sangue e uma melhor dieta a longo prazo, e monitora seu progresso diariamente. É uma ótima maneira de começar uma jornada de perda de peso.

Como começar um jejum intermitente para perda de peso?

Antes de mais nada, vamos abordar alguns dos mitos mais comuns sobre o jejum intermitente. Como vimos, você pode tomar o café da manhã e ele não está restrito a uma dieta líquida. Sua saúde e seu bem-estar dependem do consumo de alimentos saudáveis, apenas com menos calorias.

Além disso, o jejum não é uma cura imediata para a obesidade ou problemas de saúde – é um modo de vida que ajuda a fomentar hábitos saudáveis, assim como uma mente e um corpo melhores.

Mas, afinal, quanto tempo de jejum intermitente para emagrecer? O corpo de cada um é diferente e, portanto, sua jornada de perda de peso também será única, portanto depende.

Você precisa ser rápido o suficiente para dar o pontapé inicial nas 5 etapas do jejum, o que leva à perda de peso. No entanto, isso não significa que você precise jejuar por dias de cada vez! Ao invés disso, escolha um programa adequado para você, e os resultados do jejum intermitente virão naturalmente.

A chave para quebrar seus objetivos de perda de peso e saúde está na escolha do melhor plano de jejum intermitente para a perda de peso. Mas não se preocupe – estas opções de jejum são fáceis de entender.

Alimentação por Tempo Restrito

Embora este estilo de jejum possa ser ainda mais dividido em categorias individuais que se referem a certos prazos de alimentação e jejum, que discutiremos depois, todas elas se enquadram no âmbito de alimentação restrita no tempo.

Ao restringir sua ingestão de alimentos com base no tempo, você consome sua quantidade diária de calorias em uma determinada porção do dia. Este período de tempo pode ser alterado, de modo que a alimentação restrita no tempo é uma escolha muito flexível, especialmente com as seguintes opções.

14:10

Ao adotar este plano, seu dia envolverá 14 horas de jejum, e depois 10 horas nas quais você poderá comer sua dose diária de calorias. O plano 14:10 é alcançável para a maioria das pessoas, já que tem uma grande janela de alimentação.

Você pode até tomar o café da manhã se começar suas 10 horas de ingestão de calorias às 9 da manhã!

16:8

Também conhecido como a dieta Leangains, este plano requer 16 horas para restringir calorias e 8 horas para se alimentar. A dieta Leangains também acrescenta um plano de exercícios com foco no treinamento de peso para massa muscular e queima de gordura.

Jejum 24 horas

Também chamado de OMAD, que significa “uma refeição por dia”, pode ser o mais desafiador.

Esta versão hardcore do jejum exige que você se abstenha de ingerir calorias durante a maior parte de um ciclo completo de 24 horas, ou seja, do café da manhã ao café da manhã, antes de comer uma refeição saudável e equilibrada.

É uma das formas mais intensivas de jejum intermitente, e não é recomendada para todos – mas pode ser altamente eficaz na obtenção dos resultados desejados, rapidamente.

Dieta do guerreiro

A Dieta do Guerreiro é outro método intenso de jejum para resultados rápidos. Em essência, este plano é um jejum de 20 horas que permite pequenas porções de alimentos sólidos e magros específicos no final do dia, ao mesmo tempo em que encoraja uma sessão de treino em torno da hora do jantar.

Este é outro plano difícil de seguir, mas os adeptos da Dieta do Guerreiro podem ver resultados em um curto espaço de tempo.

O método 5:2

Afastando-se das formas anteriores de comer com restrições de tempo, vamos falar sobre uma das formas mais fáceis de implementar um tipo de jejum intermitente em sua vida.

Usando este método, você tem 5 dias para comer normalmente antes de restringir a ingestão calórica a 500-600 por dia para os 2 dias restantes em uma determinada semana.

Método Come-Para-Come

Pode parecer simples, mas o Método Come-Para-Come requer algum planejamento. Ao interromper sua dieta normal uma ou duas vezes por semana, você pode ganhar um déficit calórico que promove um metabolismo de queima de gordura com bastante facilidade.

Jejum em dias alternados (ADF)

Ao utilizar o jejum em dias alternados (ADF), você pode ver os resultados do jejum intermitente com segurança e rapidez enquanto ainda se mantém bastante confortável. Em geral, você alternará dias de alimentação normal e jejum, com um máximo de 500 calorias para um dia de jejum.

Quanto tempo de jejum intermitente para emagrecer?

Então, quanto tempo você precisa seguir um plano e quanto peso você pode perder com o jejum intermitente? É uma pergunta comum, e as respostas vão variar.

Ao utilizar as opções mais intensivas, como a dieta do guerreiro que abordamos acima, os resultados do jejum intermitente são mais rápidos do que o método 14:10, por exemplo. Depende da sua dieta e dos seus exercícios, do seu próprio corpo e dos níveis de estresse.

Em geral, as pessoas podem experimentar uma perda de peso entre uma semana e dez semanas no DoFasting, dependendo do plano e de quão bem a pessoa está se sentindo.

E os resultados do jejum intermitente podem variar de alguns quilos até mais de vinte, como relatado por alguns de nossos usuários. O truque está na restrição de calorias e no exercício.

Resultados do jejum intermitente

Agora, vamos falar um minuto sobre algumas das vantagens que muitas pessoas que seguem um plano de jejum intermitente experimentam.

Fazer jejum emagrece? Sim, ajuda! É indiscutível, você vai emagrecer com jejum intermitente, mas há muitos outros benefícios.

Baixar seu consumo calórico e atingir a cetose retarda o processo de envelhecimento, dá claros benefícios à sua pele, reduz a inflamação e ajuda sua saúde cerebral e cardíaca.

Você também pode melhorar a saúde metabólica e alcançar um melhor índice de massa corporal, tudo isso enquanto mantém a massa muscular. Continue lendo para ver outros benefícios que você pode esperar de nossos planos de jejum.

  1. Gastando menos dinheiro nas compras

Jejum ainda envolve comer, é claro, mas, como você está dedicando tempos específicos para saltar refeições e outros para comer alimentos saudáveis, você precisará de menos alimentos, por sua vez economizará mais dinheiro.

Mesmo com um plano de jejum de dias alternados, embora você tenha dias sem jejum, os custos associados a junk food ou comidas prontas serão reduzidos drasticamente por causa de sua nova rotina alimentar saudável.

Grãos integrais, proteínas magras e vegetais se tornarão sua dieta regular, em vez de alimentos embalados que são caros não apenas para sua carteira, mas para sua saúde também.

  1. Formando uma melhor relação com uma alimentação saudável

Por falar em uma dieta melhor, ao confiar nos planos de jejum intermitente, você pode conseguir uma relação saudável com os tipos certos de alimentos. A restrição calórica é apenas a primeira parte de chegar aos seus objetivos – a outra parte é manter este novo e mais saudável modo de vida.

  1. Perda de gordura da barriga e centímetros na linha da cintura

E, finalmente, a principal razão pela qual muitas pessoas aderem: emagrecer com jejum intermitente.

Você pode rapidamente perder gordura na barriga ao implementar restrições de calorias saudáveis em sua dieta, e ao transformar seu corpo em uma máquina metabólica que queima as reservas de gordura. Então, você pode visar áreas problemáticas comuns, como a cintura, barriga e quadris.

Histórias de sucesso ao emagrecer com jejum intermitente

O jejum é bem sucedido por muitas razões, inclusive por ser eficaz para a perda de peso. Mas veja bem – vamos dar uma olhada nas histórias de sucesso reais no DoFasting.

Krystal

Krystal usou o aplicativo DoFasting para mudar completamente sua vida. Ela perdeu peso e se tornou uma pessoa mais saudável – em apenas quatro semanas, ela perdeu 7 quilos e estava se sentindo melhor do que nunca.

Sandra

Para Sandra, seu sucesso se concentrou em mudar seus hábitos alimentares e adotar um estilo de vida melhor, algo que lhe concedeu 14 quilos a menos!

Ela combinou os planos DoFasting com exercícios semanais intensivos diretamente no próprio aplicativo e começou a ver seus resultados.

Betsy

A jornada DoFasting de Betsy levou um ano inteiro, mas ela se manteve fiel aos seus objetivos e conseguiu alcançar uma fantástica perda de peso de 24 quilos. Ao estreitar sua janela de alimentação, Bianca viu grandes resultados muito rapidamente.

Ana 

Com o DoFasting, Ana  foi capaz de perder 9 quilos em apenas 5 semanas – não apenas sente sua mente mais clara e seu corpo mais saudável, mas ela está muito mais feliz!

O Jejum Intermitente é para todos?

Finalmente, você pode estar se perguntando: o jejum é seguro para todos? A resposta depende do estilo de vida e das condições de saúde pré-existentes.

Emagrecer com jejum intermitente pode não ser correto para você, se o seguinte se aplicar, e você deve consultar um profissional de saúde antes de tentar o jejum:

  • Amamentação
  • Grávidas
  • Doença Crônica
  • Diabetes
  • Doença cardíaca
  • Pressão arterial alta
  • Insônia
  • Pessoas com histórico de distúrbios alimentares
  • Tomar certos medicamentos
  • Menores de 18 anos

Conclusão

Assim, revisamos o básico do que o jejum intermitente implica, a variedade de planos disponíveis, e algumas histórias incríveis de perda de peso e de sucesso na saúde em geral usando o aplicativo DoFasting. Agora é hora de você se juntar à tribo do jejum!

E, com o DoFasting, há muitas maneiras de adaptar os períodos de alimentação às suas preferências pessoais, estilo de vida e horário, para que você não tenha que se preocupar com uma única abordagem.

Determine o tipo de jejum que funciona para você, registre suas metas de saúde e mantenha-se atualizado sobre seu progresso na perda de peso.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Autor

Profile Picture
Kasparas Aleknavicius, MD
Chefe de Assuntos Médicos

Kasparas Aleknavicius adquiriu o seu diploma médico na Universidade de Vilnius na Lituânia e tornou-se médico em parceria com projetos financiados pela UE, como Young50 e EUPAP. Atualmente, trabalha como Chefe dos Assuntos Médicos na Kilo Health. Kasparas concentra-se na melhoria das plataformas digitais de saúde e bem-estar, para que possam ajudar as pessoas a ter estilos de vida mais saudáveis.

Deixe um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tenha em conta que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Veja como o DoFasting vai melhorar a sua vida

Descubra o que funciona para si com este teste de 60 segundos aprovado pelos nossos especialistas e obtenha o seu revolucionário assistente de jejum pessoal.

Iniciar o quiz
Image

Este é um artigo baseado em provas que inclui citações científicas. Os escritores e editores profissionais do DoFasting prepararam o conteúdo, que uma equipa de peritos médicos verificou ser exato.

Faça um quiz de 1 minuto e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!
COMEÇAR O QUIZ