Iniciar sessão
Blog /
Saúde e ciência
8 min de leitura
Baseado em provas

Como funciona o Jejum Intermitente? O que os especialistas estão a dizer

Se está à procura de perder peso e começar um estilo de vida mais saudável, pode procurar o jejum intermitente (JI) como opção. É importante saber como funciona o jejum intermitente. Não só pode perder peso, como melhorar a sua saúde e bem-estar em geral.

O que é que os especialistas estão a dizer sobre o jejum? De acordo com o pesquisador Dr. Satchin Panda, PhD que estuda biologia e os efeitos do jejum, há provas científicas confiáveis para os benefícios do jejum intermitente. A chave é ter um plano definido e fazer uma dieta saudável fora do jejum.

Vamos mergulhar mais a fundo no funcionamento interno do JI e cobrir os pontos mais proeminentes.

Perda de Peso com Jejum Intermitente

Quando se trata de perder peso com a ajuda do jejum intermitente, a ciência está a começar a dar o pontapé inicial. De acordo com os testes feitos pelo Colégio de Médicos de Família do Canadá, onde uma perda de peso de 0,8% a 13,0% foi observada, o JI pode ser uma maneira eficaz de emagrecer.

O jejum intermitente funciona devido à ingestão de calorias reduzidas durante uma janela de alimentação, e a completa restrição calórica fora desse período de tempo.

Esta alimentação restrita leva à mudança metabólica, ou à capacidade do corpo de perder peso, queimando células de gordura em vez de glicose no sangue, levando à perda acelerada de gordura.

É assim que o seu peso corporal diminui e você ganha outros benefícios para a saúde quando segue diferentes tipos de jejum intermitente.

Uma das formas mais bem sucedidas de fazer jejum intermitente utiliza o método 5:2. Isto inclui comer normalmente durante 5 dias da semana e depois restringir a sua ingestão calórica a 500 por dia para os 2 dias restantes (não consecutivos).

Há muitas provas dos benefícios do jejum intermitente, incluindo a prevenção de doenças cardíacas e a normalização dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Como é que o jejum intermitente funciona para a perda de peso?

Um processo conhecido como comutação metabólica é responsável pela perda de peso observada com o jejum intermitente.

Também conhecida como cetose, é um dos cinco estágios do jejum, que são – cetose, autofagia, hormona do crescimento, redução da insulina e rejuvenescimento das células imunológicas.

Entre estas fases, o corpo começa a quebrar a gordura para queimar calorias, algo que depende de um menor consumo de alimentos e da composição corporal.

Em seguida, as suas células começam a reparar-se a si mesmas e reduzir a inflamação no corpo durante seu período de jejum, e quando mais hormonas de crescimento são liberadas, pode começar a ver os efeitos do jejum em ação.

Benefícios do Jejum Intermitente

Especialistas em saúde em todo o mundo têm estudado o jejum intermitente e os seus efeitos sobre o corpo, e chegaram a algumas conclusões muito interessantes quanto à sua eficácia.

Em resumo, há provas crescentes de que o jejum intermitente funciona e é uma excelente maneira de conseguir perder peso com uma dieta saudável, graças ao último noticiário de saúde da Faculdade de Medicina de Harvard.

Então, que tipos de resultados do jejum intermitente pode esperar ver?

Muitas pessoas se encontram com mais energia do que com uma dieta regular, experimentam perda de peso e têm melhores níveis de insulina. E se você combinar exercícios físicos com o jejum, também pode ganhar massa muscular.

Mas, vamos dar uma olhada a alguns benefícios do jejum intermitente mais específicos que podem ser experimentados após o jejum.

Melhora a pressão arterial e o colesterol

O jejum combinado com melhores escolhas alimentares, como proteínas magras e grãos inteiros, beneficia realmente todo o seu corpo, incluindo a pressão arterial e os níveis de colesterol, o que é importante para qualquer pessoa que lide com doenças cardíacas.

Melhora a resistência à insulina

O açúcar no sangue também melhorará exponencialmente com o jejum intermitente, o que pode ser ótimo para prevenir diabetes! É apenas mais um dos benefícios do jejum intermitente para a saúde que pode esperar.

Reduz o Stress Oxidativo e a Inflamação no Corpo

O Stress Oxidativo ocorre naturalmente como parte do processo de envelhecimento. Como o seu corpo lida com a redução da inflamação e níveis reduzidos de stress tanto por dentro como por fora, muitos outros processos também são beneficiados, incluindo clareza mental e redução dos riscos de artrite reumatoide e até mesmo de doenças cardíacas.

Induz vários processos de reparo celular

Confiando em alimentos saudáveis e num padrão alimentar mais rigoroso, o seu corpo é capaz de passar um tempo a se reparar em vez de tentar quebrar os alimentos processados ou queimar o restante da sua alimentação noturna à medida que o seu metabolismo diminui.

Isso melhora a saúde geral e a longevidade dos seus órgãos.

Pode ajudar a prevenir o cancro

Estudos ainda estão a ser conduzidos, mas o jejum intermitente pode levar a taxas mais baixas de cancro.

E, se você já está a lidar com tratamentos de cancro, o jejum pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e apoiar o processo de regeneração de células danificadas, algo essencial para tal doença.

Pode prolongar a sua vida útil, ajudando-o(a) a viver mais tempo

Vivendo uma vida mais saudável, é provável que você viva por muito mais anos do que alguém que siga uma dieta e um regime de exercícios físicos maus. O jejum promove uma vida mais saudável e melhor, e esses benefícios estão prontos e à sua espera.

Pode ajudar a prevenir o Alzheimer

Como mencionado anteriormente, o jejum diminui os casos de stress oxidativo no corpo, algo que leva a uma maior probabilidade de desenvolvimento do Alzheimer, do mal de Parkinson e até mesmo da síndrome de fadiga crónica.

Quanto tempo leva para ter resultados do Jejum Intermitente?

Infelizmente, não há uma resposta sólida a esta pergunta. Como os corpos são todos diferentes e reagem ao jejum intermitente de maneiras distintas, ninguém pode prever com antecedência. O tempo necessário para perder peso depende do seu corpo e do seu estilo de vida.

No entanto, muitos utilizadores da aplicação DoFasting têm visto grandes resultados em 5 semanas, dependendo do plano! Você também pode complementar o seu plano de jejum e efeitos de perda de peso com o DoFasting Box, com tudo o que precisa para o sucesso.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Histórias de Sucesso com o Jejum Intermitente

Mas veja além! Aqui estão quatro histórias incríveis de sucesso do DoFasting de pessoas que experienciaram alguns dos melhores resultados do jejum intermitente, e o que elas têm a dizer sobre o processo e os seus objetivos finais.

Krystal

Depois da Krystal decidir mudar a sua vida com o jejum intermitente, foi capaz de perder 7 quilos em apenas 28 dias, desafiando-se a comer com restrições de tempo. Ela também relatou mais clareza mental e felicidade em geral!

Sandra

Ao utilizar o aplicativo DoFasting, Sandra tomou a sua jornada de perda de peso nas suas próprias mãos e experimentou os diferentes métodos de jejum até encontrar um que funcionasse para ela. E, ao combinar dieta, jejum e exercício, ela perdeu um total de 14 quilos.

Betsy

Em apenas um ano, a Betsy foi capaz de perder 24 quilos e dar a si mesma um estilo de vida totalmente novo que a deixa renovada e pronta para assumir o mundo, com muita energia para passar tempo com a sua família e fazer atividades que ela ama.

Ana

Agora que é mãe, a Ana começou o jejum intermitente, e não tinha ideia do quão eficaz o programa seria para a perda de peso, mas também – o que é mais importante para ela – para a sua saúde mental. Agora está mais feliz e mais saudável, e pronta para continuar!

O Jejum Intermitente Funciona para Todos?

Se o jejum intermitente parece algo que quer tentar, é importante discuti-lo primeiro com o seu médico e obter supervisão médica e conselhos. Isto é particularmente verdadeiro se você se relacionar com qualquer uma das seguintes condições ou preocupações de saúde desta lista:

  • Um histórico de distúrbios alimentares.
  • Amamentação ou gravidez.
  • Diabetes.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Pressão arterial alta.
  • Menor de 18 anos.

Conclusão

Agora que discutimos os benefícios do jejum intermitente, apoiado pela pesquisa, e a ciência por trás disso, sente-se inspirado(a) para iniciar uma jornada de saúde e bem-estar próprio?

Em caso afirmativo, confira o aplicativo DoFasting para encontrar o programa perfeito para si e manter-se atualizado(a) com os seus últimos marcos de progresso na perda de peso!

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Autor

Profile Picture
Kasparas Aleknavicius, MD
Chefe de Assuntos Médicos

Kasparas Aleknavicius adquiriu o seu diploma médico na Universidade de Vilnius na Lituânia e tornou-se médico em parceria com projetos financiados pela UE, como Young50 e EUPAP. Atualmente, trabalha como Chefe dos Assuntos Médicos na Kilo Health. Kasparas concentra-se na melhoria das plataformas digitais de saúde e bem-estar, para que possam ajudar as pessoas a ter estilos de vida mais saudáveis.

Deixe um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tenha em conta que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Veja como o DoFasting vai melhorar a sua vida

Descubra o que funciona para si com este teste de 60 segundos aprovado pelos nossos especialistas e obtenha o seu revolucionário assistente de jejum pessoal.

Iniciar o quiz
Image

Este é um artigo baseado em provas que inclui citações científicas. Os escritores e editores profissionais do DoFasting prepararam o conteúdo, que uma equipa de peritos médicos verificou ser exato.

Faça um quiz de 1 minuto e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!
COMEÇAR O QUIZ