Iniciar sessão
Blog /
Saúde e ciência
5 min de leitura
Baseado em provas

O que é a dieta da cobra e como ela funciona?

No mundo em constante mudança das dietas, é normal ver tendências indo e vindo, desde o suco de aipo até a dieta com alimentos crus. A polêmica dieta da cobra foi criada pelo treinador Cole Robinson e segue a mesma maneira com a qual as cobras vivem. Você faz uma grande refeição e depois vive dela por um certo período.

A dieta da cobra se concentra em um estilo de vida de jejum que promove uma rotina alimentar específica. O plano de dieta tem uma forma estruturada de alimentação que começa com um período de desintoxicação seguido pelo jejum e depois uma fase de manutenção. Neste artigo, veremos exatamente o que é a dieta da cobra, como ela funciona e se é segura.

O que é a dieta da cobra?

A dieta da serpente ou snake diet foi projetada para imitar a forma com a qual os animais selvagens se alimentam. A ideia é que você faça uma grande refeição e jejue pelo resto do dia ou até mesmo por vários dias.

Basicamente, as cobras ingerem uma grande refeição rica em gordura e proteínas por um dia e, em seguida, não comem por cerca de 22 horas. A snake diet existe para seguir isso.

Durante o jejum, você não pode ingerir alimentos ou calorias.

A única coisa que você pode consumir durante o jejum é suco de cobra. O suco de cobra consiste em água, sal marinho, cloreto de potássio, bicarbonato de sódio e sais de sulfato. Ele tem como função reabastecer seus eletrólitos. A receita do suco de cobra foi criada pelo próprio Robinson.

No entanto, especialistas sugerem que a quantidade de sódio pode fazer você ir além da ingestão diária recomendada.

A dieta da serpente incentiva a alimentação proativa, que se refere a intervalos de alimentação intencionais. Esta dieta tem intervalos de alimentação bastante curtos de apenas uma ou duas horas. Robinson afirma que a dieta da cobra pode curar a diabetes tipo 2 e a inflamação, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade. No entanto, essas alegações não foram apoiadas por pesquisas, uma das razões pelas quais a snake diet é tão controversa.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Como funciona a dieta da cobra?

Para começar a dieta da cobra, você deve fazer jejum durante as primeiras 48 horas. Isso significa não comer ou beber nada, exceto suco de cobra. Após os dois dias iniciais, você deve seguir uma dieta baixa em carboidratos e rica em gordura, com muitos vegetais sem amido e quantidades moderadas de carne e gordura. O objetivo da dieta é colocar seu corpo em um estado metabólico de cetose, onde usa gordura em vez de glicose como sua principal fonte energética. Este estado de cetose é frequentemente associado à dieta cetogênica.

Após a primeira refeição, o fundador recomenda outro jejum com suco de cobra de 72 horas. Desta vez, você adiciona uma tônica de vinagre de maçã e suco de limão. Ele sugere jejuar por mais tempo se você sentir que não está emagrecendo o suficiente.

A dieta da serpente alterna entre jejuns e intervalos de realimentação. Assim como qualquer dieta restritiva, ela ajuda a perder peso. No entanto, manter o peso baixo requer mais do que uma dieta, requer escolhas e mudanças de estilo de vida saudáveis.

A dieta da cobra é segura?

A snake diet não foi criada por um profissional médico ou nutricionista e não possui pesquisas para apoiar suas promessas. Ela tem seguidores e fãs que relatam grandes perdas de peso.

No entanto, as respostas mistas à dieta não devem ser menosprezadas. Dito isso, você pode usar alguns princípios da dieta da cobra e aplicá-la de uma forma que seja bem testada e considerada segura, como no jejum intermitente (JI).

A dieta da serpente pode ser usada ​​com o jejum intermitente para promover o emagrecimento e o bem-estar geral. Os tipos mais populares de jejum intermitente são o 16:8, o 5:2 e jejum em dias alternados. Foi comprovado que o jejum de curto prazo aumenta a taxa metabólica em 3,6 – 14%, ajudando você a queimar ainda mais calorias.

Vários estudos também descobriram que o jejum intermitente pode melhorar a resistência do corpo ao estresse oxidativo. O estresse oxidativo é um desequilíbrio que ocorre no corpo entre os radicais livres e os antioxidantes. Com o tempo, esses danos podem resultar em diabetes, doenças cardíacas e hipertensão.

Foi demonstrado que o jejum intermitente auxilia na perda de peso e melhora a saúde intestinal. O JI pode estimular a saúde intestinal, reduzindo a permeabilidade intestinal e aumentando a diversidade de bactérias no intestino.

Um estudo com animais descobriu que depois de apenas quatro semanas de jejum intermitente, os ratos apresentaram um aumento significativo na diversidade bacteriana no intestino.

Dúvida frequente: como iniciar uma dieta da cobra?

Se você estiver interessado em iniciar a dieta da cobra, esteja ciente de que as alegações não têm embasamento e a dieta não foi criada por um profissional médico ou nutricionista. A dieta da cobra começa com um jejum de 48 horas, seguido por uma refeição com baixo teor de carboidratos e gordura. Um jejum de 72 horas e depois continua.

Durante o jejum, você só ingere suco de cobra, que é uma mistura de água, sal marinho, cloreto de potássio, bicarbonato de sódio e sais de sulfato. A dieta da serpente tem recebido opiniões mistas, com críticas de especialistas por ser drástica e fazer afirmações falsas.

Conclusões

As tendências das dietas estão sempre indo e vindo, mas é importante entender como cada dieta pode ajudar ou prejudicar. Ao experimentar novas dietas, sempre preste bastante atenção.

Seguir uma dieta drástica, como a da cobra, pode te ajudar a perder peso inicialmente, mas devido às suas restrições, não é uma solução a longo prazo. Um tipo de estilo de vida focado no jejum, como o jejum intermitente, pode ser realizado com sucesso e de maneira saudável quando feito corretamente sob a orientação correta.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Autor

Profile Picture
Kasparas Aleknavicius, MD
Chefe de Assuntos Médicos

Kasparas Aleknavicius adquiriu o seu diploma médico na Universidade de Vilnius na Lituânia e tornou-se médico em parceria com projetos financiados pela UE, como Young50 e EUPAP. Atualmente, trabalha como Chefe dos Assuntos Médicos na Kilo Health. Kasparas concentra-se na melhoria das plataformas digitais de saúde e bem-estar, para que possam ajudar as pessoas a ter estilos de vida mais saudáveis.

Deixe um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tenha em conta que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Veja como o DoFasting vai melhorar a sua vida

Descubra o que funciona para si com este teste de 60 segundos aprovado pelos nossos especialistas e obtenha o seu revolucionário assistente de jejum pessoal.

Iniciar o quiz
Image

Este é um artigo baseado em provas que inclui citações científicas. Os escritores e editores profissionais do DoFasting prepararam o conteúdo, que uma equipa de peritos médicos verificou ser exato.

Faça um quiz de 1 minuto e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!
COMEÇAR O QUIZ