Log In
Blog /
Tipos de jejum
14 min read
Evidence Based

O que esperar quando faz um jejum 24 horas?

O jejum intermitente é uma forma de emagrecimento e uma dieta mais saudável, baseada em uma alimentação sem restrições de tempo, e está-se a tornar mais popular entre as pessoas em todo o mundo que procuram emagrecer e adotar um estilo de vida melhor. Entre os vários métodos, o jejum 24 horas é o mais utilizado. Há muitos tipos diferentes de jejum intermitente para escolher - seja o jejum de dias alternados ou a restrição de calorias durante períodos de tempo mais longos, há um plano para se adequar a qualquer horário e estilo de vida. O plano de jejum 24 horas não só fornece uma base sólida para a perda de peso, mas também oferece outros benefícios para a saúde, tais como a saúde cardiometabólica. Embora este tipo intensivo de jejum intermitente venha com muitos benefícios potenciais à saúde, é também um compromisso difícil. Portanto, vamos cobrir as questões mais importantes sobre o que esperar deste tipo de dieta antes de nos comprometermos totalmente. O que é que você precisa de saber sobre os resultados do jejum 24 horas, e como fazer jejum de 24 horas? Bem, se continuar a ler, vamos cobrir tudo isso e muito mais.

O que é um jejum 24 horas?

Um jejum 24 horas é feito com a abstenção de alimentos durante 24 horas. Este é um período de tempo bastante semelhante a URPD (uma refeição por dia ou em inglês one meal a day), onde você se abstém de alimentos durante 23 horas e come numa única hora.

A grande diferença é que URPD é um programa contínuo bastante rigoroso, enquanto o jejum 24 horas pode ser feito uma vez por mês, por exemplo.

Se comer a sua refeição às 18h00, terá que se abster de comer até depois das 18h00 do dia seguinte.

Este é um dos métodos de jejum intermitente mais extremos, devido à quantidade de tempo que precisa para se abster.

Entre outros tipos de períodos de jejum com restrição de tempo, há mais planos para iniciantes, tais como 14:10 e 16:8.

Em vez de perder peso num período de jejum mais curto, o jejum de um dia visa o peso corporal e a gordura corporal de forma extremamente eficiente. Com este método, o seu corpo queima mais células de gordura, levando a janelas mais longas de cetose, autofagia e redução de insulina, três dos mais importantes estágios do jejum.

Isto leva a dar um pontapé inicial no seu sistema digestivo e começa a queimar gordura mais rápido do que nunca, por isso é uma dieta tão popular para as pessoas que procuram uma mudança mais rápida do que outras dietas mais tradicionais.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

O que acontece se você não comer durante um dia?

Muitas pessoas têm uma preocupação semelhante em torno deste tipo de jejum – um jejum 24 horas é saudável? Se você o fizer com supervisão e seguir o plano definido, então a resposta é sim.

O truque consiste em baixar a sua ingestão calórica total o suficiente para iniciar os 5 estágios de jejum mencionados anteriormente. Em geral, a perda de calorias leva à perda de peso.

Mas o jejum não se trata apenas de restringir calorias ou aprender a viver com a fome. Em vez disso, é um método científico usado para empurrar o seu corpo para fora da sua zona de conforto e fazer com que ele pare de queimar glicose para gastar energia.

A transição do organismo do consumo de açúcares para as gorduras armazenadas acontece quando a restrição calórica é ativada na cetose, onde você começa a perder gordura por volta de 16 a 18 horas no seu jejum.

Depois disso, o corpo começa a reparar-se a ele mesmo através da autofagia, liberando hormonas de crescimento, baixando os níveis de insulina e rejuvenescendo o sistema imunológico e o tecido muscular.

Portanto, como pode ver, há algumas vantagens no jejum por um longo período de tempo, pois ele dá ao seu sistema a oportunidade de praticamente reiniciar-se e iniciar processos que ajudam a alcançar a saúde a longo prazo.

Benefícios do jejum de 24 horas

Já mencionamos que um jejum 24 horas tem mais benefícios do que se pode imaginar. Vamos ver mais de perto o que podemos esperar deste tipo de jejum intermitente.

Ajuda a promover a perda de peso

Normalmente, o resultado que as pessoas querem obter com o jejum mais rigoroso é perder peso, o que pode ser feito de forma bastante eficaz com este método.

Como este jejum empurra o seu corpo para um processo metabólico que resulta em perda de gordura, você começará a ver os quilos a desaparecerem sem perder massa muscular.

Isto é graças à cetose metabólica, algo que só começa cerca de 16 horas num jejum, e se torna mais eficaz quanto mais tempo permanecer em jejum para ainda mais perda de peso.

Aumenta a produção de hormonas de crescimento

As hormonas de crescimento são responsáveis pelo nosso desenvolvimento contínuo, massa muscular e envelhecimento geral de uma forma natural.

E como há um aumento da liberação de hormonas de crescimento após atingir a cetose em períodos de jejum prolongado, esta é uma ótima maneira de manter o seu corpo saudável e incentivar a retenção muscular, bem como a perda de peso.

Prolonga a vida

Em geral, o jejum tem comprovadamente uma infinidade de benefícios para a sua saúde, tanto em termos de corpo como de mente, e pode retardar o envelhecimento. Também pode evitar alguns dos problemas mais comuns que vêm com o envelhecimento, tais como a artrite reumatoide.

E, por causa disso, é provável que viva mais tempo, com uma melhoria geral na qualidade de vida se implementar o jejum intermitente na sua agenda regularmente, além disso também irá melhorar sua saúde intestinal.

Auxílios na Prevenção do Cancro

A inflamação dentro do corpo é a causa de uma grande variedade de problemas de saúde e, como tal, se você introduzir uma forma de reduzir a inflamação crónica antes mesmo de ela começar, pode colher muitos benefícios para a saúde.

Um deles inclui a prevenção do cancro, onde se descobriu que o jejum intermitente tem propriedades anticarcinogênicas.

Ajuda a melhorar as funções do cérebro

As funções neurológicas são melhoradas pelo jejum, como descobriram os estudos médicos sobre animais – incluindo o declínio cognitivo devido ao envelhecimento.

Esta é uma revelação fascinante, onde afiar a mente através do tratamento do estado metabólico é eficaz para questões de memória e outros problemas relacionados.

Ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes

Ao melhorar o controle de açúcar no sangue e os níveis de açúcar no sangue através da queima de depósitos de gordura em vez de glicose, o seu risco de ter diabetes diminui por causa da rotina de jejum.

Além disso, você pode baixar os níveis de triglicerídeos no sangue através do jejum intermitente de longo ou curto prazo, ajudando a baixar o colesterol no seu corpo que pode causar problemas diabéticos mais tarde.

Reduz as chances de obter várias condições cardiovasculares

O jejum pode ajudar a sua taxa metabólica a ser mais eficiente, e diminuir a frequência cardíaca, níveis de pressão arterial e de colesterol total, fazendo com que as suas chances de desenvolver problemas cardiovasculares sejam significativamente menores à medida que a sua saúde cardíaca melhora.

Como jejuar por um dia?

Na sua essência, o jejum tem tudo a ver com o planeamento antecipado e preparação para o sucesso. Se antecipa um dia de jejum uma vez por semana ou mais, então você precisa de se preparar com antecedência.

Programar o seu jejum é uma das melhores maneiras de garantir que esteja pronto(a). Para começar, descubra o que comer depois do jejum de 24 horas.

Por exemplo, se você quiser jejuar do jantar ao jantar, inicie a janela de restrição calórica após a sua última refeição e continue até a hora do jantar do dia seguinte. Isso poderia tomar a forma de um jantar saudável às 18h00 de quarta-feira, e depois jejuar até às 18h00 de quinta-feira.

Ou, se o pequeno-almoço for mais importante para si, comece o seu jejum logo após terminá-lo às 8h30 da manhã na segunda-feira e durará até ao café da manhã do dia seguinte.

A descoberta da sua janela de jejum depende das tarefas que você precisa de completar, o seu estilo de vida, níveis de conforto e preferência pessoal. Não tenha medo de mudar de vez em quando.

Quanto à frequência, o jejum de um dia inteiro só deve ser feito cerca de duas vezes por semana. Isto ainda dará ao seu corpo tempo para se recuperar do déficit calórico e dará aos iniciantes os processos benéficos.

Além disso, certifique-se sempre de beber água ou outras bebidas zero-calóricas durante todo o jejum para se manter hidratado(a) e bem.

Como jejuar por um dia com o aplicativo DoFasting?

Uma das melhores ferramentas para se manter no caminho certo com o seu jejum é com o aplicativo de jejum intermitente completo com rastreadores, cronómetros e dicas, assim como receitas e rotinas de exercícios.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Ao fazer o download do aplicativo DoFasting, você elimina o incómodo de monitorizar o seu progresso e ter que lembrar quando começou a jejuar, para que você possa concentrar-se principalmente na sua saúde e na sua jornada de perda de peso.

O que comer depois do jejum de 24 horas?

Uma vez que consiga atravessar a sua janela de jejum de um dia, parabéns! A parte difícil já passou. Mas os cuidados posteriores que vêm com o jejum extensivo são igualmente importantes, então vamos mergulhar diretamente no que você deve fazer depois.

Pode ser tentador comer uma grande refeição assim que o período de jejum acabar, mas resista a esse impulso.

O seu sistema digestivo acabou de passar pelas fases de jejum e ainda está energizado por isso – a última coisa que você quer fazer é amontoar uma tonelada de novos alimentos na sua barriga e retardar tudo novamente.

Alimentos a serem comidos após 24 horas de jejum

Coma alimentos que são facilmente digeríveis logo após o seu jejum, ou uma pequena refeição com alimentos cozidos que também são ricos em nutrientes. Sopas e smoothies são as melhores opções para iniciar a sua quebra de jejum, e não se esqueça de beber água.

Aqui estão alguns alimentos para comer após o jejum 24 horas:

  • Alimentos fermentados – Procure kefir e iogurte sem adoçantes para facilitar o retorno à alimentação.
  • Gorduras saudáveis – Abacate, ovos, nozes e peixe gordo são excelentes opções para saciar a sua fome.
  • Proteína – A proteína cozida é ideal para sair de um jejum, incluindo frango, carne bovina, peixe e frutos do mar.
  • Vegetais – Os tipos crucíferos são perfeitos após um longo jejum, incluindo brócolos.
  • Grãos inteiros – Opte por grãos fibrosos como espelta ou kamut, que também são ricos em proteínas.

E quais são as refeições planeadas para quebrar o seu jejum? Estes são alguns pratos ideais para si:

  • Pequeno-almoço – Experimente sementes de chia e torrada de banana, uma quiche rápida, ou batata doce assada para quebrar o seu jejum com receitas de pequeno-almoço!
  • Almoço – Faça um retorno saudável à alimentação e prepare um pouco de Camembert assado no forno com salada de salmão para o almoço.
  • Jantar – Pratos principais deliciosos abundam, incluindo feijão vermelho com cajun e arroz, ou um hambúrguer de abacate com pimentão!

E se você quiser ainda mais informações sobre o que comer depois do jejum de 24 horas, verifique o aplicativo DoFasting e a sua enorme quantidade de receitas e inspiração de refeições.

Atualmente, existem mais de 5000 receitas que podem ser filtradas de acordo com as suas preferências e necessidades dietéticas. Isso inclui opções para veganos, paleo, sem glúten, baixo teor de carboidratos e muitos mais, todas situadas na aba “Refeições” do aplicativo.

Alimentos a serem evitados após um dia de jejum

É importante dar tempo ao seu corpo para recuperar do jejum, por isso evitar grandes refeições e novos alimentos é fundamental. Outras coisas que não deve consumir diretamente após o jejum incluem:

  • Álcool
  • Doces
  • Laticínios
  • Fast food ou alimentos processados
  • Sumo de frutas
  • Carne moída
  • Carne vermelha
  • Grãos refinados
  • Refrigerantes
  • Alimentos doces em geral

Resultados da perda de peso com o jejum 24 horas

Agora, pode-se estar a perguntar depois de tudo isso – o jejum de 24 horas emagrece quantos quilos?

Se você quer perder peso, este pode ser o método de jejum intermitente mais atraente em termos de resultados, então vamos-nos concentrar nos resultados da perda de peso do jejum intermitente por um momento.

Os nossos usuários obtiveram grandes resultados ao seguir regimes de jejum intermitente, incluindo o método do dia inteiro. Mas o total de calorias queimadas e o peso perdido tem diferentes impactos para cada um com base em como um organismo reage ao déficit.

A perda de peso também pode ser complementada com uma boa rotina de exercícios, que empurra o corpo ainda mais para uma maior perda de peso.

Dito isto, você pode usar um cálculo prático chamado BMR para descobrir quantas calorias o seu corpo queima, e ajustar os seus prováveis resultados a partir daí.

E, se você quiser ser inspirado(a) por outros que tentaram este método de jejum e tiveram resultados bem sucedidos, confira este testemunho de Sandra que, após iniciar o jejum intermitente, experimentou grandes mudanças na sua aparência e bem-estar.

Efeitos colaterais do jejum 24 Horas

Há várias desvantagens que você pode experimentar se tentar jejuar durante um período de um dia inteiro. E isto não deve ser uma surpresa, afinal de contas, você não está a alimentar o seu corpo com nada durante um dia inteiro!

Vamos falar sobre alguns dos efeitos colaterais desagradáveis que você pode experimentar após um jejum intermitente de 24 horas. E, se você tiver alguma condição de saúde pré-existente, deve sempre consultar o seu médico.

Como vai ficar por muito tempo sem nutrientes, você pode acabar a se sentir muito cansado(a) ou fatigado(a) durante o período de jejum.

Isto pode até mesmo deixá-lo(a) irritável, mas estes efeitos colaterais geralmente desgastam-se à medida que você se acostuma.

As dores de cabeça do jejum intermitente são outro efeito colateral comum, que pode ser causado por um baixo nível de açúcar no sangue, retirada da cafeína ou desidratação. Elas podem ser tratadas bebendo líquidos e descansando quando ficar muito pesado.

Além disso, se você lutar com um padrão de sono consistente, embarcar num jejum intermitente de 24 horas pode ter alguns efeitos colaterais quando for hora de dormir. Para algumas pessoas, a fome sentida durante o jejum pode perturbar o seu ritmo cardíaco levando a ter mais dificuldade para adormecer.

Quem deve evitar fazer jejum intermitente?

Infelizmente, o jejum intermitente não é recomendado para todos, e certamente não é no caso de um método mais intensivo como o jejum intermitente de 24 horas.

Se tem condições de saúde preexistentes, ou qualquer coisa na lista seguinte se aplica a si, consulte um médico e obtenha supervisão médica antes de fazer este tipo de dieta:

  • Um histórico de distúrbios alimentares.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Condições crónicas.
  • Diabetes
  • Doença cardíaca.
  • Grávidas ou em período de amamentação.
  • Problemas graves de pressão arterial.
  • Toma medicamentos.

Conclusão

Agora que já exploramos as complexidades de completar um jejum intermitente de 24 horas, os benefícios para a saúde que o(a) acompanham e a capacidade de perder peso rapidamente, esperamos que esteja pronto(a) para mudar a sua vida.

Jejuar durante 24 horas é uma tarefa surpreendentemente fácil de realizar, uma vez que você se prepara com antecedência e, com o DoFasting, torna-se ainda mais simples. Programe o seu jejum, planeie as suas refeições e acompanhe o progresso da sua perda de peso, tudo no mesmo lugar.

Faça um quiz de
1 minuto

e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!

Author

Profile Picture
Kasparas Aleknavicius, MD
Head of Medical Affairs

Kasparas Aleknavicius acquired his medical degree from the Vilnius University in Lithuania and became a medical doctor partnering with EU-funded projects like Young50 and EUPAP. Currently, he works as Head of Medical Affairs at Kilo Health. Kasparas focuses on improving digital health and wellness platforms so that they would help people lead healthier lifestyles.

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please note, comments must be approved before they are published

See how DoFasting will improve your life

Find out what works for you with this 60-sec quiz approved by our experts and get your personal revolutionary fasting assistant.

Start the Quiz
Image
This is an evidence-based article that includes scientific citations. DoFasting's professional writers and editors prepared the content, which a team of medical experts verified to be accurate.
Take a 1-minute quiz and discover how much weight you can lose with DoFasting!
Start the quiz