O que é estévia?
A stevia ou estévia é um adoçante com zero calorias. Ela obtém sua doçura natural de compostos chamados glicosídeos, que fazem você sentir o sabor doce sem adição de açúcar.
Leia mais aqui: O que você pode beber durante o jejum intermitente?
Mesmo assim, não se apresse para adicionar estévia a todas as suas bebidas e alimentos. O fato de ela ter zero calorias e ainda ter um gosto bom não é tudo. Adoçantes, como a estévia, são conhecidos por desencadear a fome, que é definitivamente algo que você gostaria de evitar durante uma sessão de jejum. A explicação simples é que o sabor da estévia engana o seu corpo, fazendo-o pensar que receberá alguns alimentos doces e altamente calóricos – e na verdade não está recebendo nenhum. Isso aumenta seu apetite e dificulta ainda mais saciar a sua fome.
Além disso, se você estiver tentando curar seu vício em açúcar e perder peso, o único método eficaz é eliminar totalmente os doces artificiais.
O mesmo acontece com os chamados “açúcares saudáveis.” Mel, açúcar mascavo ou melado de cana podem parecer saudáveis, mas ainda assim podem aumentar seus níveis de açúcar no sangue. Mel e açúcares não refinados são ligeiramente melhores para a sua saúde, mas suas calorias ainda vão para a ingestão diária recomendada.
Faça um quiz de
1 minuto
e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!
A stevia no jejum intermitente seria um “adoçante natural”?
A stevia vem da planta estévia, que não é artificial. No entanto, assim como acontece com muitos produtos naturais que você compra no supermercado, é preciso ter cuidado – muitas empresas adicionam outros açúcares, como sacarose e álcoois de açúcar aos seus produtos de estévia.O uso destes produtos interromperia seu jejum e poderia até causar distúrbios gastrointestinais. Além disso, aqueles que sofrem de supercrescimento bacteriano no intestino delgado devem evitar a todo custo esses álcoois de açúcar.
Portanto, se você estiver planejando comprar um pouco de estévia, procure pela estévia de folhas orgânicas ou extratos de estévia purificados que não contenham açúcar adicionado.
A estévia natural quebrará o meu jejum?
Em teoria, não, a estévia não quebra o jejum. Dito isso, não recomendamos usá-la em jejum pelos motivos mencionados acima (aumento da fome e reação do estômago à doçura).
No entanto, admitimos que ela pode funcionar como uma ótima alternativa se você simplesmente não consegue viver sem um pouco de doce ou quer facilitar sua transição para uma dieta sem açúcar.
Se você decidir usar estévia, lembre-se sempre de que a moderação é fundamental. A estévia é cerca de 200-300 vezes mais doce do que o açúcar de mesa. Isso significa que você não precisa de muito para adoçar um pouco o seu café ou chá. Nossa quantidade recomendada seria uma pitada de estévia (de preferência da marca SweetLeaf).
Aqui estão alguns outros adoçantes artificiais que você pode usar:
- Truvia
- Eritritol
- Adoçantes combinados (Monk Fruit, Swerve, Pyure, Nativia, Zsweet)
- Xilitol (bom apenas em quantidades muito pequenas)
Sem dúvidas a estévia sempre deveria ficar no topo da sua lista. Na verdade, os cientistas têm explorado os possíveis benefícios para a saúde do uso desse adoçante cultivado naturalmente e revelaram que o extrato das folhas de estévia tem propriedades antioxidantes que podem de fato proteger as células e o DNA contra danos.
Se você estiver disposto a fazer um pequeno esforço para obter aquela pequena e preciosa porção de doce no seu dia, pode até cultivar estévia no pátio da sua casa! Depois, você poderá usar suas folhas em sua xícara de chá para o adoçar naturalmente. Folhas secas de estévia são ainda mais doces, então você sempre pode esmagar algumas para depois e polvilhar em suas bebidas ou batidas.
Adoçantes artificiais que você deve evitar:
- Sacarina (Sweet N ‘Low)
- Sucralose
- Aspartame (mesma coisa)
- Acessulfame de potássio (Ace-K), vendido nas seguintes marcas: Sunett e Sweet One
- Neotame, vendido sob a marca Newtame
- Advantame
Esses adoçantes de alta intensidade podem sobrecarregar desnecessariamente o seu metabolismo, dificultar a eliminação de toxinas pelo fígado, criar problemas para a saúde intestinal e afetar sua capacidade geral de emagrecimento.
Conclusões
Quando se trata de adoçantes artificiais em geral, temos motivos para afirmar que eles não são tão ruins quanto algumas pessoas afirmam. Na verdade, alguns deles podem até trazer benefícios para a sua saúde! Por exemplo, este estudo mostra como a estévia pode reduzir os níveis de certas gorduras no sangue, incluindo o colesterol, ao mesmo tempo que ajuda a aumentar os níveis do colesterol “bom.”
Dito isso, algumas marcas de estévia contêm glicose e álcoois de açúcar. Portanto, certifique-se sempre de ler o rótulo antes de comprar um produto. E quando você estiver usando estévia, nunca se esqueça da regra de ouro – moderação é fundamental.
Uma pequena pitada de estévia não interromperá o seu jejum, mas você pode enfrentar alguns problemas mais complexos ao usar doses maiores. De modo geral, alimentar seu vício em açúcar nunca é algo que recomendaríamos se você estiver planejando emagrecer.
Os resultados ideais só podem ser alcançados se você estiver disposto a fazer alguns sacrifícios. Pequenos ajustes em sua dieta, como uma xícara de café ou chá sem açúcar pela manhã, podem parecer sem importância, mas com certeza fazem a diferença. Afinal, começar o dia com uma prática saudável aumenta as suas chances de formar hábitos melhores, o que constrói uma base sólida para resultados sustentáveis de perda de peso.
Faça um quiz de
1 minuto
e descubra quanto peso você pode perder com o DoFasting!
Veja como o DoFasting vai melhorar a sua vida
Descubra o que funciona para si com este teste de 60 segundos aprovado pelos nossos especialistas e obtenha o seu revolucionário assistente de jejum pessoal.
Iniciar o quizEste é um artigo baseado em provas que inclui citações científicas. Os escritores e editores profissionais do DoFasting prepararam o conteúdo, que uma equipa de peritos médicos verificou ser exato.